Pfizer inicia teste de vacina em pessoas imunossuprimidas no Brasil

Objetivo é avaliar a eficácia da vacina em pessoas que têm o sistema imunológico comprometido

[Pfizer inicia teste de vacina em pessoas imunossuprimidas no Brasil]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

A Pfizer iniciou um estudo com pessoas imunossuprimidas para avaliar os efeitos da vacina que produziu contra Covid-19. O Brasil, junto à Alemanha e os Estados Unidos fizeram parte da pesquisa.

Cristiano Zerbini, diretor do Centro Paulista de Investigação Clínica (Cepic) e coordenador dos testes da vacina contra a Covid-19 da Pfizer no país, explicou à CNN que deu início ao estudo na última sexta-feira (15) em pacientes imunossuprimidos e em crianças acima de dois anos.

De acordo com ele, o objetivo da pesquisa é avaliar a segurança e a eficácia da vacina nas pessoas que têm o sistema imunológico comprometido por conta de uma doença ou ao seu tratamento.

“Tanto crianças quanto adultos muitas vezes têm algum grau de diminuição da ação do sistema imunológico, ou seja, o sistema imunológico não age na defesa do organismo eficientemente como deveria agir. Isso pode causar uma imunossupressão. Essas pessoas precisam de uma defesa contra a Covid-19, de um sistema imunológico um pouco mais reforçado para poder combater o vírus”, falou.

O especialista destaca que muitos pacientes que têm comprometimento do sistema imune já foram imunizados contra o novo coronavírus. Ele também afirma que é necessário um pouco mais de dados científicos para saber, por exemplo, se o tempo de proteção da vacina nestes pacientes coincidente com os pacientes que não são imunossuprimidos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!