Bolsonaro processa Moraes no STF por suposto 'abuso de autoridade'

Na ação, presidente aponta 'desrespeito à Constituição' e outras questões

[Bolsonaro processa Moraes no STF por suposto 'abuso de autoridade']

FOTO: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF), uma notícia-crime contra o ministro da Corte, Alexandre de Moraes, por suposto "abuso de autoridade". 

No processo, protocolado nesta segunda-feira (16), o presidente cita que o ministro teria feito 'ataques' à democracia, além de ter supostamente desrespeitado à Constituição e "desprezado" os direitos e garantias fundamentais.

Bolsonaro também cita “injustificada investigação no inquérito das fake news, quer pelo seu exagerado prazo, quer pela ausência de fato ilícito e por não permitir que a defesa tenha acesso aos autos”, como um dos fatores para o suposto abuso de autoridade por parte do ministro.

O texto coloca que o inquérito das fake news coloca contra investigados medidas não previstas no Código de Processo Penal e contraria o Marco Civil da Internet.

Na ação, também é argumentado que, mesmo após a Polícia Federal ter concluído que o chefe do Executivo não cometeu crime ao levantar supostas fraudes em urnas eletrônicas, o ministro manteve a investigação contra ele. 

A ação, divulgada na noite desta terça-feira (17), não foi apresentada à Corte por meio da Advocacia-Geral da União (AGU).

À CNN, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que assinou uma procuração para encaminhar a notícia-crime ao STF.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das Mães: história real sobre tentativas, perdas e a realização de um sonho! ]

No livro "Todas as minhas mortes", Paula Klien apresenta uma narrativa visceral que retrata todas as vezes em que precisou renascer

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!