Saúde

OMS pré-qualifica nova vacina contra a dengue

Imunizante é recomendado em crianças de 6 a 16 anos em áreas com alta carga da doença

Por Da Redação
Ás

OMS pré-qualifica nova vacina contra a dengue

Foto: IAEA/Dean Calma

Uma nova vacina contra a dengue recebeu a pré-qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O imunizante é desenvolvido pela farmacêutica Takeda e é uma vacina viva atenuada que contém versões enfraquecidas dos quatro sorotipos do vírus que causam a dengue. 

A OMS recomenda o uso da TAK-003 em crianças de seis a 16 anos de idade em locais com alta carga de dengue e intensidade de transmissão. Segundo a agência, a  vacina deve ser administrada em um esquema de duas doses com um intervalo de três meses entre as doses. 

A TAK-003 é a segunda vacina a ser pré-qualificada pela agência da ONU para combater a doença. A lista de pré-qualificação da OMS também inclui a vacina CYD-TDV contra a dengue, desenvolvida pela Sanofi Pasteur. 

Para o diretor de Regulamentação e Pré-qualificação da OMS, Rogério Gaspar, a pré-qualificação desta vacina é um passo importante na expansão do acesso global às vacinas contra a dengue. Agora, o imunizante é elegível para aquisição pelas agências da ONU, incluindo o Fundo da ONU para a Infância (Unicef), e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Dengue no Brasil

O Brasil chegou  a 4.797.362 casos prováveis de dengue (desde o início de 2024) na última terça-feira (14). Os números são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, vinculado ao Ministério da Saúde.

Ao todo, 2.576 morreram por causa da doença neste ano, dados jamais observados anteriormente.

Recentemente, o mesmo painel apontou que 22 unidades federativas registraram tendência de queda nos casos de dengue. Outras quatro estão com estabilidade. Apenas no Mato Grosso há tendência de alta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário