Parlamento da Finlândia aprova pedido de adesão à Otan

Pedido oficial de entrada na aliança deve acontecer nesta semana

[Parlamento da Finlândia aprova pedido de adesão à Otan]

FOTO: Reprodução

O Parlamento da Finlândia aprovou nesta terça-feira (17), após dois dias de debates, petição do governo para que o país se candidate a fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O pedido de adesão foi aprovado por maioria ampla. Segundo o porta-voz do parlamento, Matti Vanhanen, 188 parlamentares votaram a favor da medida, e apenas 8 contra.

Logo depois, a ministra de Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde, anunciou que assinou a carta oficial que o país entregará à Otan solicitando candidatura para entrar na aliança. "Nossa candidatura para a Otan está formalmente assinada", declarou Linde em uma rede social. A ministra afirmou, ainda, que a Suécia vai entregar a carta junto com a Finlândia, o que deve acontecer ainda esta semana.

Também nesta terça-feira (17), a Casa Branca disse que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá receber na quinta-feira (19) a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, e o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, para falar sobre a candidatura dos dois países à Otan. 

Para ingressar na organização, os dois países precisam da aprovação unânime dos Estados-membros, e o único a se opor publicamente é a Turquia. No entanto, os outros integrantes da aliança já se mostraram confiantes de que podem convencer o governo turco a não vetar Finlândia e Suécia. O movimento dos dois países é decorrente da guerra russa no território ucraniano, que hoje entrou em seu 83º dia. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Afoxé Olorum Baba Mi comemora 45 anos com apresentações musicais e Caruru Cultural neste domingo (28)]

Celebração acontece na sede do Afoxé Filhos de Korin Efan, no Santo Antônio Além do Carmo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!