Vírus respiratório causa mais mortes em crianças que Covid-19, revela Fiocruz
InfoGripe destaca aumento de casos de SRAG e alerta para vacinação contra gripe e uso de máscaras
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta sexta-feira (26), revelou que o número de óbitos de crianças de até dois anos pelo vírus sincicial respiratório (VSR) ultrapassou os causados pela Covid-19 nas últimas oito semanas epidemiológicas.
De acordo com os dados, o VSR representa 57,8% dos casos recentes de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, superando outros vírus como o rinovírus e o próprio coronavírus.
Além disso, o boletim destaca o aumento das internações por SRAG, principalmente devido ao VSR, à influenza A e ao rinovírus.
Apesar da queda e estabilidade nos números da Covid-19, o vírus ainda é a principal causa de mortalidade por SRAG em idosos.
Nos últimos quatro semanas epidemiológicas, os casos positivos para vírus respiratórios na população geral foram:
Influenza A (23%)
Influenza B (0,4%)
Vírus sincicial respiratório (57,8%)
Sars-CoV-2/Covid-19 (10,7%)
Em relação às mortes, a presença desses vírus entre os positivos na população geral foi:
Influenza A (32%)
Influenza B (0,3%)
Vírus sincicial respiratório (10,8%)
Sars-CoV-2/Covid-19 (53,9%)
Marcelo Gomes, pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, ressaltou a importância da vacinação contra a gripe e do uso de máscaras para pessoas com sintomas respiratórios.
O pesquisador alerta que o aumento nas internações por infecções respiratórias, principalmente devido ao VSR e à influenza A, é um fenômeno observado em todo o país.