Estudo do Butantan em Serrana aponta eficácia de 99% da CoronaVac

Pesquisa aponta alta soroconversão na população

[Estudo do Butantan em Serrana aponta eficácia de 99% da CoronaVac]

FOTO: Agência Brasil

Um estudo sobre a efetividade da vacina CoronaVac contra o novo coronavírus, realizado pelo Instituto Butantan, mostrou que 99% da população de Serrana (SP) apresenta soroconversão (desenvolveram anticorpos para se defender da infecção) três meses após receber a segunda dose do imunizante.  Esses são os primeiros números da pesquisa do Butantan na cidade em que foi realizado o Projeto S, que imunizou toda a população acima de 18 anos em fevereiro, por meio de um mutirão de vacinação.

O indicador foi superior aos resultados dos ensaios clínicos das fases 1 e 2 da CoronaVac, que mostraram soroconversão em torno de 97% e 98%, respectivamente, dependendo da dose. Segundo o instituto, além de comprovar, mais uma vez, a durabilidade da proteção gerada pela vacina, a pesquisa tem o diferencial de analisar os anticorpos e a imunidade celular no mundo real. Os números preliminares têm como base a primeira etapa da avaliação sorológica, em julho e agosto, quando foram coletadas amostras de 3.903 voluntários de Serrana. 

Os voluntários que participaram da primeira fase da avaliação podem se dirigir, no sábado (23) ou domingo (24) próximos, das 8h às 16h30, à mesma escola onde teve o sangue coletado para ceder uma nova amostra para ser analisada. O estudo envolve todos os maiores de 60 anos e parte dos menores de 60 anos vacinados no Projeto S, conforme aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Um artigo científico sobre a avaliação da imunidade dos vacinados no Projeto S deve ser publicado em alguns meses. 

Em maio deste ano, dados preliminares do Projeto S mostraram que a imunização da população adulta de Serrana fez os casos sintomáticos despencarem 80%; as internações, 86%; e as mortes, 95%. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[PL protocola pedido de cassação de Glauber Braga após confusão com militante do MBL]

O texto acusa o psolista de ter iniciado a briga de terça (16) e faz um relato do episódio

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!