COP30: Brasil lança plano para aumentar arborização urbana
O plano tem como objetivo aumentar a vegetação nas cidades, considerada abaixo dos padrões adequados

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou durante a COP30, em Belém, o Plano Nacional de Arborização Urbana (Planau). O plano, anunciado nesta quinta (13), tem como objetivo aumentar a cobertura vegetal das cidades, considerada abaixo dos padrões adequados.
Segundo Adalberto Maluf, secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, as populações que vivem nas cidades brasileiras têm poucas árvores próximas às suas moradias.
“A principal meta do plano é de aumentar para 65% da população brasileira que vive em ruas que tenham no mínimo três árvores, aumentar em 360 mil hectares a área de arborização e áreas verdes das cidades”, afirma o secretário.
De acordo com uma pesquisa de 2024, do Mapbiomas, a média nacional de arborização nas cidades brasileiras é 28,2% dos territórios com cobertura verde.
De acordo com Adalberto Maluf, o plano faz parte de uma política nacional que inclui a criação de uma Estratégia Nacional de Soluções Baseadas na Natureza, focada principalmente nas escolas e na educação baseada na natureza.
“A arborização, junto com essas soluções, são imprescindíveis para a gente melhorar e reconectar as pessoas com a natureza.”, diz.
Para financiar e apoiar as iniciativas, o governo federal tem trabalhado em uma estratégia financeira que inclui investimentos públicos a fundo perdido e o direcionamento de recursos de emendas parlamentares, explica Maluf.


