/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Senado aprova estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul

Notícias
Política

Senado aprova estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul

Matéria autoriza governo fazer repasses financeiros, fora da meta fiscal, para o estado 

Por Laiz Menezes
Senado aprova estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação/Concresul

BRASÍLIA -- O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (7), o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro de 2024. A ação, solicitada pelo governo Lula, acontece devido às fortes chuvas que atingem a região desde a última segunda (28). Até o momento, já foram contabilizadas mais de 90 mortes.

Na segunda-feira (6), a Câmara dos Deputados também aprovou o projeto. Nas duas casas, a votação foi simbólica, ou seja, sem o registro individual do voto, já que a matéria teve um amplo apoio no Congresso. 

Agora, o governo federal está autorizado a realizar despesas e repasses financeiros, fora da meta fiscal de 2024, para ajudar e socorrer a população do Rio Grande do Sul, além de também contribuir com a reconstrução do estado. 

Na prática, o projeto dispensa regras e prazos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para acelerar e facilitar o repasse de verbas para o RS. 

Ainda na segunda (6), em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que não faltariam recursos para o Rio Grandes do Sul, mas que o governo aguarda receber as demandas dos prefeitos dos municípios do estado. Segundo ela, os gestores municipais ainda esperam a água baixar para saber a real extensão do estrago causado pela chuva. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102