Beleza San Lazzaro

Como amenizar o suor excessivo com a Toxina Butolínica
[]

A Toxina Botulínica, além de ajudar no tratamento das rugas e linhas de expressão, também é uma ótima alternativa para conter o incômodo do suor excessivo em áreas como: axilas, mãos e pés.

A hiperidrose nada mais é do que a produção excessiva de suor, podendo surgir sem qualquer fator desencadeante aparente. A hiperidrose também pode favorecer o surgimento da bromidrose – odor fétido causado por bactérias e/ou fungos da região anatômica acometida pela sudorese intensa.

A hiperidrose primária constitui uma alteração idiopática e é a forma mais comum. Na maioria dos casos é focal, simétrica e bilateral. Nela ocorre secreção aumentada das glândulas sudoríparas écrinas ocasionada pela hiperatividade do Sistema Nervoso Autônomo Simpático. 

Já a hiperidrose secundária está relacionada a uma doença de base e deve ser investigada pelo profissional especialista quando há sinais de alerta, a fim de que o paciente possa iniciar o adequado tratamento. As possíveis causas são: distúrbios endócrinos e metabólicos; neoplasias; uso abusivo de drogas; doenças cardiovasculares; obesidade; dentre outras causas.

A hiperidrose primária atinge cerca de 1% da população mundial. Sabe-se do constrangimento social que ela ocasiona, principalmente em situações de estresse, alterando a rotina social dos pacientes e deixando-os pouco confiantes. As alterações psicológicas e a baixa autoestima são consequências que a hiperidrose pode acarretar.

A Toxina Botulínica bloqueia a liberação do neurotransmissor acetilcolina, causando desnervação química eficaz da glândula e cessação temporária da sudorese excessiva.

A aplicação é feita após anestesia local tópica. A toxina botulínica é injetada através de microagulhas na região a ser tratada, durando o procedimento algo em torno de 20 minutos. Os resultados começam a surgir – em média - após 72 (setenta e duas) horas. A redução do suor pode chegar a 80% no primeiro mês, com duração de 4 a 6 meses, após uma única sessão.

Quando a sudorese excessiva ocorre nas mãos e pés, o processo é um pouco mais doloroso, e com durabilidade menor. Importante deixar registrado, ainda, que o procedimento realizado nesses locais pode causar efeitos colaterais, como paralisia de pequenos músculos locais.

Esse procedimento vem sendo cada vez mais procurado pelos homens, pois oferece uma melhora na qualidade de vida e autoestima, cessando o constrangimento e incômodo físico gerados pela hiperidrose.

É importante uma avaliação dermatológica prévia para descartar as contraindicações e esclarecer melhor o procedimento, principalmente quando realizado pela primeira vez. 

A aplicação da Toxina Botulínica por meio de profissionais capacitados oferece uma maior garantia no resultado final, bem como uma diminuição dos riscos inerentes ao procedimento.
 


Comentários

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!