Cientistas americanos avaliam vacina única contra outros tipos de coronavírus

Estudo foi realizado pela Northwestern University Feinberg School of Medicine

[Cientistas americanos avaliam vacina única contra outros tipos de coronavírus]

FOTO: Getty Images

Um estudo desenvolvido por cientistas da Northwestern University Feinberg School of Medicine, dos Estados Unidos, mostra que as vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, podem resultar em um amplo espectro de imunidade contra a família do vírus. Segundo os pesquisadores, a descoberta pode ser a base para a produção de uma vacina única, ou vacina universal, que se mostre útil no enfrentamento de epidemias futuras causadas por coronavírus.

Os principais tipos de coronavírus que causam doenças em humanos são o Sarbecovirus, que inclui o SARS-CoV-1, responsável pelo surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave, em 2003, e também o SARS-CoV-2, os Embecovirus, entre os quais estão os causadores de resfriados, e os Merbecovirus. 

O estudo dos pesquisadores americanos mostrou que o sistema de defesa de pessoas vacinadas contra o SARS-CoV-2 produziu também anticorpos contra o SARS-CoV-1 e o coronavírus que causa resfriados. A análise foi feita a partir de amostras de sangue retiradas dos indivíduos. “Até agora, não estava claro se seria possível adquirir proteção cruzada contra outros tipos de coronavírus depois de ser exposto a um deles. Nós mostramos que isso é possível”, disse Pablo Penaloza-MacMaster, professor da universidade americana.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[ Sem respostas, família procura baiana que vive no Rio Grande do Sul]

Lívia Rebouças de Jesus, de 36 anos, vive no território gaúcho há nove anos com o marido e o filho.

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!