/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Conheça as causas e tratamento da Síndrome de Diógenes

Notícias
Saúde

Conheça as causas e tratamento da Síndrome de Diógenes

Síndrome atinge principalmente pessoas acima dos 65 anos

Por Da Redação
Conheça as causas e tratamento da Síndrome de Diógenes
Foto: Reprodução

A síndrome de Diógenes é também conhecida por transtorno da acumulação ou simplesmente SD. Ela é comum na população, contudo, a síndrome mais evidente na terceira idade, sobretudo, quando há comorbidades envolvendo a saúde mental e emocional.

De modo geral, esse distúrbio é caracterizado pela negligência com a própria casa, pelo acúmulo de objetos sem valor e pelo descuido extremo com a higiene pessoal. No entanto, a síndrome de Diógenes não é uma doença, mas uma alteração comportamental que requer atenção especializada.

A médica Luciana Mancini Bari afirma que as principais características da síndrome são a negligência extrema no autocuidado, a desorganização e o desleixo com o ambiente doméstico e a tendência a colecionar objetos sem valor.

Segundo a profissional, do ponto de vista social, o indivíduo que apresenta esse transtorno costuma se afastar da família e dos amigos. Além disso, ele tem dificuldade de perceber a sua real condição e nega a necessidade de ajuda. Na maioria das vezes, quem está dominado por esse problema se torna apático, indiferente e agressivo.

“A síndrome de Diógenes representa uma condição clínica bastante preocupante devido ao aumento da longevidade da população. Como esse problema está associado ao envelhecimento, do ponto de vista social e de saúde pública, suas consequências não podem ser ignoradas”, disse. 

A médica informou ainda que a síndrome de Diógenes afeta indivíduos de diferentes gêneros, culturas e classes sociais. Mesmo que os sintomas possam variar, na maior parte dos casos, as causas são muito parecidas.

“Além do fator idade e das comorbidades comuns ao envelhecimento, há evidências de que o transtorno tenha relação com traumas emocionais, perdas e com outras dificuldades de ordem psíquica. Eventos ligados à aposentadoria, problemas financeiros ou conjugais podem influenciar o desenvolvimento desse distúrbio”, explica. 

Luciana Mancini Bari ressalta que do ponto de vista científico, ainda não há uma determinação exata para as causas que geram os comportamentos típicos da síndrome de Diógenes. Contudo, existem hipóteses que apontam falhas na conexão cerebral que coordena algumas funções importantes.

“A disfunção leva à perda da capacidade de organização, planejamento e execução de tarefas consideradas essenciais na rotina. Com isso, a pessoa reduz a percepção do monitoramento e passa a ter muita dificuldade para tomar decisões simples, como a de descartar objetos inúteis”, frisou. 

Tratamento

De acordo com a médica, há diferentes alternativas de intervenções terapêuticas voltadas para os indivíduos acometidos pela síndrome de Diógenes. Mesmo assim, o tratamento requer muita habilidade do profissional, já que existe uma grande relutância dessas pessoas em aceitar ajuda profissional ou de outra natureza.

“Por conta disso, ao encaminhar o paciente para a terapia em grupo ou individual, é necessário manter uma contínua supervisão. Além da desistência por pensar que o tratamento é desnecessário, a prática do acúmulo pode retornar rapidamente. A síndrome de Diógenes exige um tratamento multidisciplinar e centrado em abordagens integradas ao suporte social e familiar. O objetivo dessa assistência profissional é avaliar a competência do indivíduo para seguir com o tratamento e cuidar de si mesmo para viver com mais autonomia e qualidade de vida”, pontuou. 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102