Estudo identifica sintomas de Covid-19 em crianças 3 meses após contágio

Dores de cabeça e falta de ar são mais comuns

[Estudo identifica sintomas de Covid-19 em crianças 3 meses após contágio]

FOTO: Getty Images

Um estudo feito no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) identificou sintomas prolongados da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em 43% das crianças e adolescentes três meses após a infecção. A pesquisa acompanhou 53 pacientes e foi publicada na revista científica Clinics.

Para realizar o estudo, os pacientes com idades entre 8 e 18 anos foram monitorados por mais de 4 meses. Dentro do grupo de 53 que tiveram a infecção confirmada, 23 crianças e adolescentes apresentaram sintomas até 3 meses depois de ficarem doentes. Segundo o levantamento, os sintomas mais presentes foram dores de cabeça, reportadas por 19% do total de pacientes. 

Dores de cabeça fortes e recorrentes foram a queixa de 9%, mesmo percentual disse ter cansaço. A falta de ar afetou 8% e a dificuldade de concentração, 4%. Entre as crianças e adolescentes que continuaram manifestando sintomas, 70% tiveram Covid-19 considerada leve e 30% ficaram doentes de forma considerada moderada ou grave.  Como conclusão, o grupo de pesquisadores responsável pelo trabalho avalia que a maioria das crianças e adolescentes que passam pela infecção têm total recuperação em até quatro meses. 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!