/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Ucraniana de 98 anos anda 10km para fugir de invasão russa a sua cidade

Notícias
Mundo

Ucraniana de 98 anos anda 10km para fugir de invasão russa a sua cidade

Lidiia Lominovksa se perdeu dos familiares ainda no início do percurso e, de chinelos e bengala improvisada, seguiu para a direção oeste

Por Da Redação
Ucraniana de 98 anos anda 10km para fugir de invasão russa a sua cidade
Foto: Unicef/Oleksii Filippov

A ucraniana Lidia Lominovksa, de 98 anos, caminhou sozinha por 10km, usando uma bengala improvisada e chinelos, para fugir das tropas russas que avançaram contra e tomaram sua cidade natal, Ocheretyne, no leste da Ucrânia, antes de ser resgatada por policiais ucranianos.

A região, que tinha cerca de 3 mil habitantes antes da guerra, fica cerca de 12 km ao norte de Avdiivka, epicentro dos combates mais ferozes do conflito, e foi intensamente bombardeada nos últimos dias.

"Caminhei e caminhei... sofri muito", lembrou a idosa, que se perdeu dos seus familiares ainda no início do caminho devido aos ataques.

 "Apenas Deus sabe quem bombardeou. Não vi ninguém, apenas escutei que algo havia sido disparado. Não sei onde foi, nem quem foi", completou.

Sem os familiares, Lominovksa seguiu então para o oeste, avançando por uma pequena estrada que levava a Pokrovsk, a 30km de sua cidade natal. Para dar firmeza ao seu caminhar, um pedaço de madeira foi utilizado como bengala, e algumas pausas foram feitas ao longo do percurso.

"Uma vez perdi o equilíbrio e caí na grama. Dormi e depois continuei andando", contou à rede BBC.

Foram horas caminhando sob o som de disparos.

"Caminhava e não havia ninguém. Apenas ouvi disparos. Pensei que iriam me acertar enquanto arrastava os pés", desabafou.

No caminho, cruzou com uma cidade quase em ruínas, e pôde ver corpos de soldados abandonados no chão, embora "ao menos estivesse coberto". A Rússia vem avançando para o oeste na região de Donetsk desde a captura, em fevereiro, de Avdiivka. 

Nos últimos dias, os combates se intensificaram na vizinha Ocheretyne, parte da qual está supostamente sob controle russo. Moscou também capturou outros vilarejos na região.

"Quase tudo estava em chamas. Hoje, ouvi dizer que [os russos] controlam a metade [da cidade]. Não sei o que acontece. A incendiaram. Queimaram muitas casas", contou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102