Vitamina D e óleo de peixe podem ajudar a prevenir doenças autoimunes, diz estudo

Taxa de prevenção aumenta 39% em pessoas que tomam vitamina D por pelo menos dois anos

[Vitamina D e óleo de peixe podem ajudar a prevenir doenças autoimunes, diz estudo]

FOTO: Getty Images

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que a suplementação de vitamina D e óleo de peixe com ômega 3 pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças autoimunes em idosos. Doenças como artrite reumatoide e psoríase, por exemplo, podem ser evitadas com os suplementos. 

De acordo com os cientistas, indivíduos com mais de 50 anos que tomam cerca de 2 mil unidades de vitamina D3 por cinco anos têm 22% menos chance de desenvolver as doenças autoimunes. A dose é cerca de três vezes maior que a recomendada diariamente para adultos.

Dois anos depois de começar a tomar o suplemento, a taxa de prevenção para desordens autoimunes subiu para 39%, dizem os pesquisadores. O estudo também testou a ingestão de um suplemento de óleo de peixe rico em ômega 3, mas a associação com as doenças autoimunes não foi considerada estatisticamente significativa. Quando a dieta incluía a vitamina D e o óleo de peixe, no entanto, foi percebida uma queda na chance de desenvolver doença autoimune de 30%

O estudo, publicado na revista científica BMJ na última quarta-feira (26), analisou dados de 25.871 homens e mulheres com mais de 50 anos. Apesar dos resultados promissores, os cientistas alertam que não é recomendado tomar doses além das indicadas pelo médico sem acompanhamento. 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!