1 a cada 20 novos casos de diabetes pode estar ligado à Covid-19, diz pesquisa
Estudo sugere que a infecção pode aumentar o risco da doença por danificar as células produtoras de insulina

Foto: Pexels
Um em cada vinte novos casos de diabetes pode estar relacionado à Covid-19. A informação foi divulgada em uma pesquisa publicada na revista científica JAMA Network Open. O estudo traz fortes evidências de que a pandemia pode estar contribuindo para crises de diabetes em rápida escalada, com indivíduos que já foram infectados apresentando maior risco.
“De 100 pessoas com diabetes, 3 a 5% estão relacionadas à infecção pelo Sars-CoV-2”, diz Naveed Janjua, autor da pesquisa e professor da University of British Columbia, em Vancouver, no Canadá.
Ele examinou os registros de 629.935 pessoas que fizeram o teste de PCR para Covid e descobriu que aqueles com teste positivo eram significativamente mais propensos a ter um diagnóstico de diabetes tipo 1 ou tipo 2 nas semanas e meses seguintes.
No entanto, fatores ligados ao estilo de vida, como excesso de peso ou obesidade, continuam sendo o principal fator para o aumento da diabetes, com 4,3 milhões de casos diagnosticados por ano, apenas no Reino Unido.
Embora pesquisas anteriores também tenham sugerido que a infecção por Covid-19 possa aumentar o risco de desenvolver diabetes – possivelmente por danificar as células produtoras de insulina no pâncreas – foram estudos relativamente pequenos ou limitados a grupos específicos de indivíduos, como veteranos militares dos Estados Unidos, que podem não representar a população em geral.