• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • 1 bilhão de pessoas são atingidas por fumaça de queimadas todo ano, aponta estudo

1 bilhão de pessoas são atingidas por fumaça de queimadas todo ano, aponta estudo

Com a chegada de período seco na América do Sul, Brasil pode ser acometido com queimadas

Por Da Redação
Ás

Atualizado
1 bilhão de pessoas são atingidas por fumaça de queimadas todo ano, aponta estudo

Foto: Reprodução/Valter Campanato/Agência Brasil

Entre os anos de 2003 e 2022, mais de 1 bilhão de pessoas foram expostas anualmente, dentro de suas residências, a pelo  menos um dia com níveis elevados de poluição atmosférica provocada por incêndios florestais ou queimadas. As informações são de um estudo publicado na revista Science Advances.

Conforme detalhado na pesquisa, a maior parte da exposição ao material particulado fino, que corresponde a partículas com diâmetro igual ou inferior a 2,5 micrômetros ocorre em ambientes internos. O estudo ainda aponta que a fumaça tem a capacidade de infiltrar nesses locais mesmo com portas e janelas fechadas.

O material particulado fino corresponde a uma fuligem extremamente fina, que pode atingir as regiões mais profundas do sistema respiratório. Além de atuar como um transportador de outros poluentes, com possibilidade de carregar demais substâncias tóxicas presentes no ar para o interior das pessoas.

A exposição ao material particulado fino (PM2.5) está ligada a diversos problemas, incluindo o agravamento de quadros como asma, bronquite e doença pulmonar obstrutiva crônica, além de elevar o risco de infecções nas vias respiratórias e comprometer a capacidade pulmonar, principalmente em crianças e pessoas idosas.

Segundo detalhado no estudo, no Brasil, os custos indiretos relacionados à exposição superam US$ 1,9 bilhão por ano. Com a chegada do período seco, aumentam as possibilidades de queimadas afetarem o país, o que pode potencializar a exposição ao PM2.5.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário