1 Milhão de CREDIBILIDADES

Esta foi uma semana de festa! Depois de sete meses de existência para o Google, o site Farol da Bahia chegou ao seu primeiro milhão de usuários! O site conta com 8 meses publicado, mas a contabilização de acessos só começou um mês após a criação!

É uma marca muito relevante, uma vez que o site foi criado do nada e sem ajuda de ninguém, somente a força de trabalho de jornalistas interessados em poder trabalhar sem amarras, com independência e falar sobre o que de real acontece na Bahia, no Brasil e no Mundo.

O objetivo do Farol não era somente ser conhecido na Bahia, a primeira premissa do site foi exatamente a oposta: queríamos levar notícias reais da Bahia para todo o Brasil e para o mundo.

A Manager do site, a jornalista Alezinha Roldan, explica como foi pensada a atuação do Farol:

"Para que um estado ou uma cidade cresça, é preciso que se leve para outros lugares o que tem de bom ou o que precisa para melhorar. O objetivo do Farol da Bahia, em seu “primeiro ano”, alcançado em 7 meses, foi exatamente este: levar para quem não está presente na Bahia, o que realmente acontece no estado e, principalmente na capital, Salvador. E diante dos números, podemos ver que nosso objetivo foi muito bem alcançado! O poder do Brasil está em Brasília, nosso maior público, onde a maioria das possibilidades de apoios, tanto para governos estaduais e municipais, quanto para o empresariado que tiver visão estratégica na criação de possibilidades legais para  melhoria na atuação de seus cases pode ser aumentada. Sugerir projetos de lei, saber como estes podem ajudar ou atrapalhar andamentos de grandes causas locais, faz com as possibilidades se multipliquem. E ter um veículo regional que é lido por quem tem a possibilidade de propiciar estes apoios, nós acreditamos que vai ajudar no crescimento da economia local. Sob outro aspecto - o político - poder fazer chegar aos mandatários das mais diversas áreas como realmente se comportam os políticos em seus locais de origem, esclarece e ajuda para que os anseios da população, e não dos políticos, possam ser pelo menos, conhecidos por quem está no centro do poder. Na nossa segunda colocação de acessos,  mostra que  trazer para Salvador conteúdos exclusivos de Brasília e São Paulo - uma vez que temos jornalistas fixos nestas cidades - faz do Farol da Bahia um site muito diferenciado da maioria que se abastece somente de agências ou cópias de jornais de outros estados. Uma outra característica que ponderamos para este primeiro milhão de acessos foi a seleção do público.  Nossa equipe trabalha com a segmentação de objetivos pois para nós é o método mais fácil de alcança- los.  Um exemplo oferecido para convencer a equipe, foi  de um grande amigo de São Paulo que trouxe para o Brasil um aparelho revolucionário com um ticket médio relativamente alto. Para o lançamento deste produto, meu amigo decidiu contratar uma instagramer com 3 milhões de seguidores. Ao ser questionada sobre o que achava, eu fui contra, afinal, o público dela não se interessaria por aquele produto. O objetivo do meu amigo era pequeno: ele queria vender 200 produtos naquela noite e pensava que com os milhares de convidados trazidos pela tal influenciadora, ele conseguiria. No dia apareceram mais de 2 mil pessoas. Foi o caos. Ele gastou todo estoque de alimentos e bebidas e a fila para fazer fotos com a moça se estendeu pela madrugada, causando transtornos aos funcionários e a empresa. Ele vendeu um único aparelho, pois o público era equivocado, e ficou muito frustrado. Para ajudar, convenci meu amigo a realizar um outro evento. Simples, só com café, chá, água com gás e biscoitos. Um músico tocando saxofone e mais nada. A hostess, seria uma pessoa que só tinha 490 seguidores no Instagram, mas muita credibilidade entre eles - todos pessoas consideradas público alvo -  e iria fazer os convites. Ele achou que não iria vender nenhum aparelho mas resolveu fazer. Ele vendeu 184 aparelhos. Compareceram no evento 241 pessoas. Moral da história: O objetivo do Farol neste primeiro ano de vida foi alcançar o primeiro público chave para o nosso projeto, com nossa CREDIBILIDADE. Queremos pessoas que possam realizar, não só dar "ibope" porque ter 3 milhões e não realizar nada com este número, melhor ter os 490 que realizam mais do que a meta pretendida.

O Farol da Bahia teve inúmeras pautas interessantes e com denúncias exclusivas, como as do TJ BA, cinco meses antes do começo efetivo das operações que culminaram nas prisões de desembargadores e políticos que vendiam sentenças. Em algumas matérias, como na causa do Porto de Salvador, optamos por fazer chegar as notícias do Farol da Bahia, por exemplo, no Ministro da infraestrutura e, através das informações prestadas e apuradas com cuidado, incluindo documentos, mostrar que acabar com a obra do Porto de Salvador era uma péssima ideia pois ele estaria colaborando para restringir o crescimento da cidade e causando ainda mais desemprego na capital do desemprego do Brasil. Como o ministro não vive aqui, ele não poderia saber a realidade. Mostramos a ele o que REALMENTE estava acontecendo, não perdemos tempo em contestar outros veículos com milhões de acessos ou até mesmo programas de TV, que davam versões diversas da realidade e,  voilá!, conseguimos fazer a informação chegar no público alvo e pronto: a obra já está acabando e os empregos foram mantidos. Objetivo alcançado, pois a população foi beneficiada.

No segundo ano do site - temos 7 meses com metas de um ano alcançadas - óbvio, queremos mais audiência e, para alcança-la, de forma paulatina e fidelizada, ampliaremos as esferas e os objetivos serão mais voltados para clarear as informações na política, por causa das eleições. Será a política o nosso foco sem nunca deixar de mostrar que nossa LIBERDADE e INDEPENDÊNCIA ajuda que nosso público tenha uma percepção puramente jornalística das matérias.  Não temos nenhuma intenção de ser um veículo que as pessoas leem somente para saber quem está sendo sacaneado, achacado ou sendo alvo de ataques na cidade. O Farol da Bahia não se presta a denegrir imagens, fazer favores ou gerenciar implicâncias políticas para assim, receber qualquer tipo de investimento ou "benefício" seja governamental ou empresarial. Todas as matérias publicadas são JORNALISMO e apuração de FATOS reais, não historinhas criadas para uso de uns e outros.

Aguardem fortes emoções, SEMPRE com muita apuração, verificação dos fatos e cuidado para que a verdade não se dilua em apegos, militâncias ou interesses escusos.

A escuridão não existe: existe a falta de luz.

E o Farol da Bahia espera poder iluminar para o Brasil e para o mundo, tudo que acontece na economia, política e sociedade baiana. De verdade!

Alguém aí dúvida que vamos conseguir?

Nossa gratidão

Primeiramente, o mais sincero carinho a equipe que todos os dias se dedica ao trabalho com competência e profissionalismo. Vocês são simplesmente maravilhosos! : )

Depois, nossa gratidão aos que NÃO acreditam no nosso projeto. NÃO é a palavra que, quando bem entendida e absorvida de forma positiva, semeia a vontade da superação. Todos os dias são como se fosse o primeiro dia, o sangue no olho e a motivação de ir além acontece, graças a vocês! Obrigada!

Nossa gratidão aos amigos, parceiros ou simplesmente apoiadores. A torcida de vocês enche o coração com a esperança de que a verdade e a lisura de caráter e de comportamentos - pessoal e empresarial - ainda são os melhores caminhos.

Além da nossa gratidão, todo nosso amor.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!