136 anos de Coco Chanel: Relembre as principais criações da estilista

[136 anos de Coco Chanel: Relembre as principais criações da estilista ]

FOTO: Reprodução

Em 19 de agosto de 1883, nascia, na França, Gabrielle Bonheur Chanel - que anos depois, ganharia o apelido de Coco, sua marca registrada. Gabrielle cresceu em orfanatos até os seus 18 anos, quando passou a morar em uma pensão. Lá, Chanel se aperfeiçoa na costura, o que eventualmente lhe renderia uma oportunidade de emprego em um ateliê de costura. 

Apesar de pobre, Chanel frequentava as festas da alta sociedade francesa, o que lhe rendeu oportunidades para iniciar o seu sucesso no mundo da moda. Seu primeiro ateliê, especializado em chapéus, foi aberto com a ajuda do inglês Arthur Capel. A partir daí, suas criações ganharam o público francês e internacional com rapidez. 

Coco Chanel é a única estilista a figurar na lista das 100 pessoas mais influentes do século XX, da revista Time. Esse título não vem em vão: Coco de fato revolucionou a moda e a maneira como as mulheres se vestem até hoje. Ela foi responsável por popularizar o uso de bijuterias, peças que ela mesma usava em sua juventude. Numa época onde apenas joias eram sinônimo de elegância, a estilista começou a confeccionar bijuterias e vender em sua maison. Seus colares perolados são icônicos até os dias atuais. 

 

 

Chanel também é a responsável por mudar para sempre o significado de feminilidade e sofisticação, quando aboliu os espartilhos e vestidos ultra armados, característicos dos anos 1900, para criar peças femininas leves, práticas e confortáveis. Se hoje consideramos o minimalismo uma parte fundamental da elegância, é graças à ela. Sempre disposta a ousar, Chanel também foi a primeira a fazer da calça uma peça integrante do armário feminino. 

 

 

O tailleur, uma espécie de terninho feminino, composto por blazer e saia, ao invés de calça, é um dos grandes marcos criativos da carreira de Coco Chanel. Embora a peça seja muito mais antiga, foi a partir de 1954 que o tailleur foi incorporado como símbolo da elegância feminina, quando Chanel incorpora alguns modelos do conjuntinho em suas coleções, dando o seu toque especial. 

 

 

E o que dizer do corte de cabelo Chanel? Sim, o famoso corte pixie arredondado, na altura das orelhas, era uma marca registrada do estilo da estilista, e marcou tanto que foi até batizado com o seu nome! Outro clássico imortalizado por ela foram os "pretinhos básicos", ou little black dress. Os vestidos pretos foram parte constante das criações de Chanel, que também contribuiu para que a cor tenha se consagrado como sinônimo de minimalismo e sofisticação. 

 

 

Coco Chanel é um nome que nos mostra como a moda vai muito além da roupa e é capaz de influenciar a maneira como enxergamos o mundo. A história da moda está diretamente ligada à história da nossa sociedade, acompanhando transformações e antecipando tendências de comportamento. Chanel soube traduzir as necessidades das mulheres de seu tempo em roupas, e por isso, seu legado ficou marcado por gerações. Vida longa! 


Comentários