No último dia 19, nascia há exatamente 138 a estilista revolucionária Gabrielle Chanel, em Saumur, na França. A poderosa mostrou ao mundo que é possível ser chique, sem exageros. O estilo navy marcou as criações da estilista durante a abertura de sua loja no balneário Deuaville, na Normandia, em que se inspirou nas roupas dos marinheiros, que já eram feitas perto de lá, desde o século 18. A loja foi aberta em 1912 Para quem não sabe, Mademoiselle Chanel, recebeu no começo do século 20, o apelido de Coco, por conta de uma música que cantava num cabaré em Moullins, onde vivia: "Qui qu'a vu Coco" ("Quem que viu Coco").
Depois de fechar seu ateliê em 1939, por conta da guerra, e reabri-lo 15 anos depois, em 1954, aos 71 anos, Chanel lançou em fevereiro de 1955, a bolsa chamada 2.55, nome que faz referência ao mês e ao ano de lançamento da peça. O modelo matelassado veio com um detalhe até então inexistente nos acessórios: as alças. As bolsas eram levadas na mão, mas Chanel colocou a famosa alça dourada exatamente para ter os braços e as mãos livres.
Você sabia que foi Chanel que criou a famosa calça pantalona ? A danada lançou em 1926. Muita gente atribui a ela a "invenção" da calça comprida masculina, mas o estilista Paul Poiret já tinha lançado antes, no começo do século 20, modelo tipo odalisca, que, segundo o professor e historiador de moda, João Braga, não teve muita aceitação na época. Maria Antonieta também já tinha sido vista usando calças para cavalgar.
Em 1926, Chanel usou um vestido preto, básico, de corte reto e mangas compridas, ornado apenas com colar de pérolas. O preto era permitido somente em luto e por criados. Conta-se que Chanel já tinha usado vestido assim quando seu grande amor, o inglês Boy Chapel, morreu em um acidente de carro em 1919. O fato é que o pretinho básico virou o que é até hoje.... Aquela peça básica e eterna.
- Home/
- Notícias/
- Moda & Beleza/
- 138 anos de Chanel
Nóticia anterior
Próxima nóticia
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos