13º salário: 45% dos trabalhadores vão usar dinheiro extra para quitar dívidas, diz pesquisa
Segunda parcela do benefício cai nesta terça-feira (20)

Foto: Agência Brasil
Um levantamento da OLX, que ouviu mais de 4,5 mil usuários da plataforma, mostra que a maioria dos trabalhadores de carteira assinada irá usar a segunda parcela do 13º salário para pagar dívidas. De acordo com a pesquisa, além dos gastos com Natal e Ano Novo, 45% dos respondentes pretendem usar o dinheiro para organizar a vida financeira e pagar contas em aberto. A segunda parcela será depositada nesta terça-feira (20).
Já 24% planejam investir ou guardar o dinheiro extra para uma reserva de emergência, 15% comprar produtos que desejam e 14% pagar os impostos de início de ano. Os dados estão em linha com outros levantamentos que mostram que o brasileiro está com dificuldade de fechar as contas.
Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) no início de novembro, apontou, por exemplo, que o Brasil atingiu o maior nível de inadimplência em outubro.
Compras
Caso os trabalhadores decidam fazer compras com o benefício trabalhista, a OLX mostra que a maioria pretende comprar eletrônicos, como celulares e notebooks. Na sequência, aparece a intenção de comprar itens para a casa e o interesse em adquirir novos eletrodomésticos.
Os 21% que querem comprar outros produtos provavelmente gastarão o valor reformando a casa, pagando as dívidas, os boletos ou investindo em viagens, segundo a nuvem de palavras que surgiu durante a pesquisa.
Veja o ranking:

Foto: OLX/Divulgação


