1ª vitória da esquerda, Gustavo Petro é eleito presidente da Colômbia

No segundo turno, Petro levou 50,44% dos votos válidos contra 47,31% de Rodolfo Hernández

[1ª vitória da esquerda, Gustavo Petro é eleito presidente da Colômbia]

FOTO: Reprodução/ Redes Sociais

Em disputa acirrada no segundo turno, Gustavo Petro foi eleito presidente da Colômbia, no último domingo (19). Primeira vitória da esquerda no país, Petro levou 50,44% dos votos válidos no segundo turno contra 47,31% de seu adversário, Rodolfo Hernández.

Gustavo Petro tem 62 anos e já tem histórico na política como prefeito e deputado de Bogotá, capital da Colômbia. Ele é economista e, atualmente, ocupa o cargo de senador pelo partido que ajudou a fundar, Colombia Humana. Após a vitória, através das redes sociais, o presidente eleito festejou a "primeira vitória popular" da Colômbia.

A advogada e ativista pelo meio ambiente e direitos humanos Francia Márquez torna-se a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice presidente do país. Após o resultado da contagem de votos, a vice presidente comemorou o "primeiro governo popular depois de 200 anos".

Entre as principais propostas do novo presidente eleito estão a realização de uma nova reforma agrária, implementação de fontes de energia renováveis, políticas voltadas às minorias sociais, desobrigação do serviço militar e reforma tributária.

Rodolfo Hernández, ao saber do resultado das eleições, agradeceu o apoio que recebeu dos colombianos. "Aceito o resultado, como deve ser, se quisermos que as instituições sejam firmes", escreveu em suas redes sociais. Hernández já foi prefeito de Bucaramanga, entre 2016 e 2019, mas renunciou alegando perseguição política. Sua campanha eleitoral este ano foi marcado pelo lema "não roubar, não mentir e não trair". 


Comentários