28% dos brasileiros pede delivery de comida pelo menos uma vez na semana, aponta pesquisa
O serviço ganhou notoriedade durante a pandemia de covid-19

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Com as medidas de combate à covid-19, entre elas o isolamento social, o número de solicitações de comida por delivery cresceram no Brasil. Como mostram dados levantados pela consultoria Kantar, em 2020, o índice de consumidores que acionavam o serviço uma vez na semana ou mais era de 15%. Em 2021, subiu para 18%, saltando para 28% neste ano de 2022.
Já aqueles que nunca usaram o delivery caíram de 20%, em 2020, para 12% em 2021, chegando a 11% neste ano. O país participou do estudo “Dining out’ at home!”, com cerca de 15 mil entrevistados também da China, Coreia do Sul, Espanha, França, Indonésia, México, Portugal, Reino Unido e Tailândia.
Com base nos números observados no Brasil, apenas Coreia do Sul, com 50%, Tailândia, com 43%, e China, com 33%, apresentam proporções maiores de consumidores que acionam o serviço de comida uma ou mais vezes por semana.
Ainda de acordo com a pesquisa, no Brasil, 42% pedem refeição por conveniência e 58% por prazer. Entre as solicitações favoritas, a pizza aparece em primeiro lugar, prato também mais popular na França e Espanha.
O meio mais utilizado para delivery são os aplicativos agregadores de restaurantes, usados por 48,6%. Logo depois, aparecem o telefonema (38,9%) e o Whatsapp (12,5%).