Direitos da Crianças: projeto completa 30 anos e trajetória traz ganhos históricos mas pouco progresso para as crianças
Ações urgentes e compromisso renovado com os direitos da criança são necessários para lidar com ameaças antigas e emergentes, alerta UNICEF

Foto: Reprodução UNICEF
O relatório The Convention on the Rights of the Child at a Crossroads (A Convenção sobre os Direitos da Criança em uma Encruzilhada, disponível somente em inglês), apresentado pela UNICEF na semana passada, no Brasil, aponta o que melhorou, o que ainda precisa melhorar e os novos desafios para meninas e meninos brasileiros, com o intuito de ressaltar a importância do compromisso do país com os direitos da criança e do adolescente
Segundo eles, apesar dos ganhos históricos desde que a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) foi adotada há 30 anos, muitas crianças mais pobres ainda não sentiram o impacto desses avanços.
O relatório analisa as realizações inegáveis das últimas três décadas e afirma que, onde há vontade política e determinação, a vida das crianças melhora.
“Ocorreram ganhos impressionantes para crianças nas últimas três décadas, à medida que mais e mais pessoas vivem vidas mais longas, melhores e mais saudáveis. No entanto, as oportunidades continuam a ser difíceis contra os mais pobres e vulneráveis. Além dos desafios persistentes de saúde, nutrição e educação, hoje as crianças precisam enfrentar novas ameaças, como mudanças climáticas, abuso online e cyberbullying. Somente com inovação, novas tecnologias, vontade política e aumento de recursos, ajudaremos a transformar a visão da Convenção sobre os Direitos da Criança numa realidade para todas as crianças, em todos os lugares”, disse a Diretora Executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Henrietta Fore.