30% da população no Chile é vacinada com 1ª dose contra Covid-19
Pelo menos 13% já foi imunizada com as duas doses da vacina

Foto: Reprodução/ Getty Images
O Chile foi o promeiro país da América do Sul a começar uma campanha de vacinação contra a Covid-19 em dezembro de 2020. E, em menos de três meses, o país já atinge 30% de sua população que já recebeu pelo menos a primeira dose do imunizante. Entre a população que já recebeu a segunda dose necessária para obter imunidade o percentual foi de 13%.
O presidente chileno Sebatián Piñera prometeu que 80% dos habitantes serão vacinados até o mês de julho. Com os resultados obtidos até hoje, o Chile se torna um exemplo pelo rapidez da sua campanha.
Para que obtivesse sucesso na rapidez, o governo começou a negociar a compra de vacinas com muita antecedência e encomendou, até agora, cerca de 36 milhões de doses, número que é suficiente para imunizar duas vezes a população do país, que tem 19 milhões de habitantes.
O governo de Sebástian investiu na vacinação, já que ainda no início da pandemia seguia afundado na crise política e social em 2019. Com sucesso na negociação e aplicação das vacinas, ele tenta recuperar a sua popularidade.
A autoridade sanitária chilena, até o momento, autorizou o uso emergencial das vacinas da Pfizer/BioNTech e Sinovac.