39 países já aprovaram o uso de vacinas contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos

Anvisa e a Organização Mundial da Saúde (OMS) certificam que a vacina é eficaz e segura para essa faixa etária

Por Da Redação
Às

39 países já aprovaram o uso de vacinas contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Pelo menos 39 países já autorizaram ou já iniciaram o uso de vacinas contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, na qual a grande maioria aplica ou aplicará o imunizante da Pfizer/BioNTech. Vacinas como a Sinopharm, Sinovac (Coronavac) e Soberana 02 também estão sendo adotadas para essa faixa etária ao redor do mundo.

De acordo com médicos, autoridades de saúde e cientistas, por conta da persistência da variante delta, o avanço acelerado da ômicron e a volta do ensino presencial, a vacinação de crianças é o próximo passo determinante no combate à pandemia.

"Os pais precisam entender a urgência da vacinação, porque a pandemia ainda não acabou", disse à BBC James Versalovic, patologista-chefe do Hospital da Criança do Texas (EUA).

O aval das autoridades americanas, foi concedido após um grupo de especialistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e da agência local de controle e regulamentação de alimentos e remédios (FDA) analisar riscos e benefícios da vacinação de crianças contra a Covid-19.

Nos EUA, cerca de 5 milhões de crianças já receberam a vacina contra Covid. Ao examinar a necessidade de vacinar as crianças, o CDC dos EUA diz que, caso são se vacinem, elas podem desenvolver casos graves de Covid-19 e podem ter complicações de saúde de curto e longo prazo desenvolvidas a partir da Covid.

Como mostram dados oficiais dos EUA, foram verificados quase 1,8 milhão de casos de Covid em crianças de 5 a 11 anos no país. Quase 200 morreram, e a maioria delas já tinha problemas de saúde crônicos.

Segundo pesquisadores de agências reguladoras de diversos países (inclusive a Anvisa) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmam que a vacina é eficaz e segura para as crianças.

Países como a Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Malta, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Austrália, Bahrein, Brasil, Chile, China, Cuba, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Equador, EUA, Israel, Indonésia, Filipinas, Nova Zelândia, Singapura e Tailândia, já autorizaram ou começaram a vacinação de crianças, segundo dados reunidos pela agência de notícias Reuters e pela reportagem da BBC News Brasil.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou em 16 de dezembro a aplicação da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. Agora, a imunização desse público depende do Ministério da Saúde. De acordo com Marcelo Queiroga, o assunto só terá uma definição em 5 de janeiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário