4 mil baianos tomaram doses dos lotes de vacina que serão recolhidas
A decisão da Anvisa foi anunciada no dia 4 de setembro

Foto: Divulgação
Mais de 4 mil pessoas na Bahia receberam doses dos lotes da vacina Sinovac/Coronavac que foram proibidos de serem distribuídos e utilizados por até 90 dias pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dos 42 lotes comprometidos, três foram recebidos pela Bahia nos dias 27 de julho e 1º de setembro. A decisão da Anvisa foi anunciada no dia 4 de setembro.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) 4.161 doses foram aplicadas no estado da vacina Sinovac/Coronac referente aos lotes que foram interditados posteriormente a distribuição. A medida cautelar publicada no Diário Oficial da União foi motivada pelo envase ter ocorrido em uma planta fabril na China que não foi inspecionada e aprovada para Autorização de Uso Emergencial no Brasil.
As pessoas imunizadas com estes lotes devem aguardar a orientação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em documento enviado à Anvisa, o Instituto Butantan assegura que os lotes apontam segurança e qualidade das vacinas produzidas na fábrica que ainda não foi inspecionada. É preciso ressaltar que apenas os lotes especificados não devem ser utilizados. Os demais tem segurança, qualidade e eficácia comprovada.