40% do Pantanal no Mato Grosso foi destruído por queimadas em 2020, diz estudo

Fogo se concentrou em áreas de floresta e recém-desmatadas

[40% do Pantanal no Mato Grosso foi destruído por queimadas em 2020, diz estudo ]

FOTO: Mayke Toscano/Secom-MT

De acordo com um estudo realizado pela ONG Instituto Centro de Vida, 30% do Pantanal foi queimado em 2020. Contudo, se considerado o bioma apenas no território mato-grossense o número sobe para 40%. Em 2019, foram mais de 2,1 milhões de hectares do Pantanal atingidos pelas chamas. O estudo levou em consideração dados da Nasa sobre queimadas no estado do Mato Grosso entre janeiro e 16 de novembro. 

O estudo apontou também que o maior volume de queimadas ocorreu em áreas não cadastradas e em terras indígenas. Segundo a Folha de S.Paulo, juntando o Cerrado a ambos os biomas, o total queimado alcança 8,5 milhões de hectares. A área é 50 vezes maior que a cidade de São Paulo.

O fogo se concentrou em áreas de floresta e recém-desmatadas (55%), mas 39% das queimadas ocorreram em áreas de pastagens e savanas. Ainda de acordo com a Folha de S.Paulo, o levantamento da ONG indica ainda que 3,96 milhões de hectares queimados no Mato Grosso ocorreram em propriedades particulares e por estarem registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR), os donos podem ser identificados.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!