475 anos de Salvador: conheça a história por trás do nome da primeira capital do Brasil

Professor de História explica porque Porto da Barra não é considerado local do início da construção da cidade

[475 anos de Salvador: conheça a história por trás do nome da primeira capital do Brasil ]

FOTO: Divulgação

Salvador completa nesta sexta-feira, 29 de março, 475 anos de história. E diferente do que muitos pensam, a cidade não foi descoberta pelo militar Tomé de Sousa, mas sim pelo navegador florentino Américo Vespúcio, que chegou nas terras em 1051, 49 anos antes do português. 

Foi no dia 29 de março, de 1549, que Tomé de Sousa chegou no território com o objetivo de fundar uma cidade-fortaleza chamada "do São Salvador". O professor de História, Antônio Amaral, conta ao Farol da Bahia que é a partir daí que a cidade do São Salvador da Baía de Todos-os-Santos começa a ser construída e também explica a origem do nome, que tem ligação com o cristianismo. 

"O nome São Salvador da Baía de Todos-os-Santos se dá em função da forte ligação portuguesa com o cristianismo católico. Era muito comum eles colocarem nomes de cidades voltados para o pensamento cristão católico e, em homenagem a Jesus Cristo como salvador, eles colocam o nome da cidade de São Salvador da Baía de Todos-os-Santos", explica à reportagem. 

Com relação a Baía de Todos-os-Santos, o professor Amaral pontua que a baía da cidade é considerada uma das melhores, por ser tranquila para navegação e cabotagem. No entanto, com o passar dos anos, São Salvador da Baía de Todos-os-Santos passa a ser chamada somente de Salvador. 

"Depois, na leitura semântica, nós soteropolitanos temos, que temos a tendência de diminuir os nomes, é um processo natural porque fica até complicado dizer que é da cidade de São Salvador da Baía de Todos-os-Santos e, por esse motivo, somente Salvador já basta para a gente", destaca.

Com título de primeira capital do Brasil, Salvador ganhou a nomenclatura porque tinha o projeto de ser transformada em cidade e tornar-se a sede do governo-geral, diferente de outras regiões que existiam como vilas. No entanto, essa responsabilidade durou apenas 214 anos, quando outros interesses econômicos passaram a surgir, como o ouro, por exemplo. 

"Ela vai deixar de ser a primeira capital por uma questão econômica e por uma questão de viabilizar o ouro que vai surgir em Minas Gerais, mas enquanto o foco econômico era a cana-de-açúcar e o Pau-Brasil, Salvador era um forte ponto econômico, com uma excelente localização geográfica e com um porto para cabotagem, navegação e atracação, a importância de Salvador no processo da construção histórica do Brasil se destaca por vários fatores, de boa navegabilidade, de boa economia, além da proteção externa porque a visão que se tinha dessas atracações eram perfeitas", diz Amaral. 

O Brasil teve, até o momento, quatro capitais oficiais: Salvador (de 1549 a 1763), Rio de Janeiro (de 1763 a 17960) Curitiba (de 24 a 27 de março de 1969) e Brasília (desde 21 de abril de 1960).

Marco de fundação 

O local do Marco de Fundação da cidade está localizado no Porto da Barra e conta com uma estrutura vertical esculpida em pedra de lioz portuguesa, com o símbolo da Coroa Portuguesa e a Cruz de Cristo. No entanto, o professor Amaral pontua que essa é uma discussão entre muitos historiadores da capital. Segundo ele, o Porto da Barra é conhecido como o ponto de chegada dos portugueses e que a fundação só vai acontecer após meses com a construção de moradias no Centro de Salvador, próximo da região onde está hoje o Elevador Lacerda. 

"O Porto da Barra é conhecido como o ponto de chegada e a fundação oficialmente vai demandar alguns meses para que se perceba. Salvador foi projetada em Portugal para ser a sede do governo-geral. A ideia era construir uma cidade-fortaleza para ser a sede do governo-geral da colônia portuguesa. O Porto da Barra tem um marco e ela se tornou oficial pela chegada, mas ninguém pode garantir que de fato foi exatamente ali, ou que não, que a cidade começou. A gente acaba aceitando, mas a fundação da cidade, a construção de moradias e de fortalezas ocorreu onde fica a Câmara Municipal dos vereadores, o Elevador Lacerda, a Prefeitura de Salvador", acrescenta o historiador. 

Amaral destaca que Salvador começou a ser construída na parte mais alta da cidade como uma forma de defesa. "A ideia era ter uma visão do local onde hoje está o Elevador Lacerda de toda entrada e saída de embarcações, de ponta a ponta. Hoje não dá pra ver a Barra, mas temos a Ponta do Humaitá, que dá para perceber de longe quem está se aproximando. A cidade de fato começa na região mais alta e não na Barra", garante. 

Salvador hoje 

Com 475 anos completos, Salvador hoje é um dos principais pontos turísticos do Brasil e do mundo, e recebeu somente nos meses de janeiro e fevereiro um  total de 1.641.276 turistas, de acordo com o Observatório do Turismo, da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade. Além disso, é responsável por três ilhas: Ilha dos Frades, Ilha da Maré e Bom Jesus dos Passos. 

Atualmente, a capital baiana abriga 171 bairros, sendo que os últimos oito novos a serem criados Chame-Chame, Colinas de Periperi, Dois de Julho, Horto Florestal, Ilha Amarela, Mirantes de Periperi, Vista Alegre e Aquarius.

De acordo com a lei 9.278/2017, a criação dos bairros estabelece alguns critérios: existência de unidade escolar de ensino fundamental, seja ela pública ou privada; existência de unidade de saúde, seja ela geral ou especializada; existência de logradouro público que permita circulação de veículos de grande porte e de prestação de serviços; e oferta de transporte público regulamentado e acessível à comunidade.

Confira a lista completa:

Acupe
Aeroporto
Águas Claras
Alto da Terezinha
Alto das Pombas
Alto do Cabrito
Alto do Coqueirinho
Amaralina
Areia Branca
Arenoso
Arraial do Retiro
Bairro da Paz
Baixa de Quintas
Barbalho
Barra
Barreiras
Barris
Beiru/Tancredo Neves
Boa Viagem
Boa Vista de Brotas
Boa Vista de São Caetano
Boca da Mata
Boca do Rio
Bom Juá
Bonfim
Brotas
Cabula
Cabula VI
Caixa D´Água
Cajazeiras II
Cajazeiras IV
Cajazeiras V
Cajazeiras VI
Cajazeiras VII
Cajazeiras VIII
Cajazeiras X
Cajazeiras XI
Calabar
Calabetão
Calçada
Caminho das Árvores
Caminho de Areia
Campinas de Pirajá
Canabrava
Candeal
Canela
Capelinha
Cassange
Castelo Branco
Centro
Centro Administrativo da Bahia-CAB
Centro Histórico
Chame-Chame
Chapada do Rio Vermelho
Cidade Nova
Colinas de Periperi
Comércio
Cosme de Farias
Costa Azul
Coutos
Curuzu
Dois de Julho
Dom Avelar
Doron
Engenho Velho da Federação
Engenho Velho de Brotas
Engomadeira
Fazenda Coutos
Fazenda Grande do Retiro
Fazenda Grande I
Fazenda Grande II
Fazenda Grande III
Fazenda Grande IV
Federação
Garcia
Graça
Granjas Rurais Presidente Vargas
Horto Florestal
IAPI
Ilha Amarela
Ilha de Bom Jesus dos Passos
Ilha dos Frades/Ilha de Santo Antônio
Ilha de Maré
Imbuí
Itacaranha
Itaigara
Itapuã
Itinga
Jaguaripe I
Jardim Armação
Jardim Cajazeiras
Jardim das Margaridas
Jardim Nova Esperança
Jardim Santo Inácio
Lapinha
Liberdade
Lobato
Luiz Anselmo
Macaúbas
Mangueira
Marechal Rondon
Mares
Massaranduba
Mata Escura
Matatu
Mirantes de Periperi
Monte Serrat;
Moradas da Lagoa
Mussurunga
Narandiba
Nazaré
Nordeste de Amaralina
Nova Brasília
Nova Constituinte
Nova Esperança
Nova Sussuarana
Novo Horizonte
Novo Marotinho
Ondina
Palestina
Paripe
Patamares
Pau da Lima
Pau Miúdo
Periperi
Pernambués
Pero Vaz
Piatã
Pirajá
Pituaçu
Pituba
Plataforma
Porto Seco Pirajá
Praia Grande
Resgate
Retiro
Ribeira
Rio Sena
Rio Vermelho
Roma
Saboeiro
Santa Cruz
Santa Luzia
Santa Mônica
Santo Agostinho
Santo Antônio
São Caetano
São Cristóvão
São Gonçalo
São João do Cabrito
São Marcos
São Rafael
São Tomé
Saramandaia
Saúde
Sete de Abril
Stella Maris
STIEP
Sussuarana
Tororó
Trobogy
Uruguai
Vale das Pedrinhas
Vale dos Lagos
Valéria
Vila Canária
Vila Laura
Vila Ruy Barbosa/Jardim Cruzeiro
Vitória
Vista Alegre
Aquarius 


Comentários