Alimentos que ajudam a melhorar a memória

O Farol da Bahia separou dicas para turbinar o raciocínio e ganhar foco

Às

Alimentos que ajudam a melhorar a memória

Foto: Reprodução/WEB

Se uma alimentação saudável faz bem para o corpo, tenha certeza que para o cérebro fará também. Estudos comprovam que alguns ingredientes possuem uma afinidade especial com a massa cinzenta. Conheça agora os principais alimentos que turbinam a memória e as suas habilidades cognitivas.

1. Espinafre, brócolis e hortaliças escuras

As hortaliças de coloração verde-escura concentram  substâncias parceiras do sistema nervoso. É só escolher sua preferida e caprichar na receita, mas, o espinafre merece destaque, ele fornece bastante luteína, que faz parte de uma família de pigmentos conhecida como carotenoides. Esse componente contribuí para a saúde cerebral.

2. Abacate

O fruto é rico em vitaminas B6, B12, C e E, além de selênio, luteína, colina e outros compostos fundamentais para os neurônios.

3. Suco de Uva

Em Porto Alegre, um experimento realizado com 35 idosas comprovou que o consumo diário de 400 mililitros melhora a função cognitiva. Os polifenóis penetram a barreira hematoencefálica, que protege o cérebro, e inibem danos ligados ao excesso de radicais livres

4. Azeite de Oliva

Memorize este nome: oleocantal. A nutricionista Vanderli Marchiori, presidente da Associação Paulista de Fitoterapia, relata que já há evidências de que a substância reduz o risco de Alzheimer. Mas nem só de oleocantal se faz o azeite de oliva. Ele concentra gordura monoinsaturada e uma porção de antioxidantes. Não à toa ter recebido a alcunha de defensor da memória.

5. Peixe

Não esqueça, salmão, atum, sardinha, arenque e cavalinha devem aparecer pelo menos duas vezes por semana no cardápio. O ômega-3 atua na conexão entre os neurônios, facilitando a plasticidade sináptica!

Inclusive não faltam pesquisas que colocam os ácidos graxos poli-insaturados como aliados na luta contra o próprio Alzheimer.

Agora que o Farol da Bahia já te deu todas as dicas para uma memória mais forte e eficaz, é só anotar na porta da geladeira e cuidar direitinho da sua saúde alimentar!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário