50% das famílias brasileiras não pagou alguma conta em abril, afirma PoderData
Os que conseguiram manter os boletos em dia são 43%, enquanto 7% não souberam responder

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
De acordo com uma pesquisa realizada pelo PoderData, entre os dias 22 e 24 de maio, metade das famílias brasileiras deixou de pagar alguma conta no último mês. Os que conseguiram manter os boletos em dia são 43%, enquanto 7% não souberam responder.
A margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram 3.000 entrevistas em 301 municípios nas 27 unidades da Federação.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informou que o Brasil registrou a inflação mais alta para o mês desde 1996. O índice chegou a 1,06%, puxado pela alta nos preços dos alimentos, transportes e combustíveis. Já no acumulado de 12 meses, o indicador acelerou 12,13%, no maior patamar desde 2003.
Segundo os dados divulgados, os que moram no Norte (58%) e no Nordeste (55%) e os mais pobres, que ganham até 2 salários mínimos (60%), são os mais inadimplentes. Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a inflação da população que tem renda “muito baixa” chegou a 12,7% no acumulado de 12 meses até abril.
Em relação ao governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), entre os brasileiros que aprovam a gestão, 56% dizem que não deixaram de pagar contas no mês passado. No entanto, 59% dos que desaprovam o atual governo dizem estar inadimplentes.


