7 de setembro: esquema de segurança vai contar com revista contra armas
Manifestações foram convocadas por militantes favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro

Foto: Divulgação
O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, disse nesta terça-feira (31), durante conversa com a imprensa, que o esquema de segurança para as manifestações do dia 7 de Setembro vai contar com revista contra armas e o fechamento total da Praça dos Três Poderes, em Brasília. Segundo ele, o acesso à Esplanada dos Ministérios, localidade onde os protestos devem se concentrar, será aberto apenas para pedestres.
Júlio Danilo afirmou ainda que as revistas serão necessárias para garantir a segurança dos manifestantes. “O direito de manifestação permite que as pessoas possam se manifestar de forma conjunta desde que não estejam portando armas. Por isso a gente faz essa linha de revista. A intenção é que elas possam se manifestar de forma segura”, disse.
As manifestações previstas para o dia 7 de setembro foram convocadas por militantes favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O presidente, inclusive, já disse que irá discursar nos atos previstos para o feriado. Os protestos acontecerão em meio à escalada de tensão entre o presidente e o Judiciário. No dia 20 de agosto, o Bolsonaro pediu o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que conduz inquéritos das fake news. No início de agosto, o ministro incluiu Bolsonaro como um dos investigados no caso.
Sobre a segurança dos prédios do STF e do Congresso, o secretário informou que os esquemas próprios, de cada Poder, irão atuar, mas que, se necessário, serão usadas forças policiais do Distrito Federal. O serviço de inteligência, segundo o Júlio Danilo, também estará atento se determinado prédio precisará de reforço ou não.


