• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • 72% dos consumidores estão com dívidas no cartão de crédito, de acordo com estudo

72% dos consumidores estão com dívidas no cartão de crédito, de acordo com estudo

Desemprego e cheque especial também são listados como principais motivos para endividamento

Por Da Redação
Às

72% dos consumidores estão com dívidas no cartão de crédito, de acordo com estudo

72% dos consumidores estão com dívidas no cartão de crédito, de acordo com estudo. Desemprego e cheque especial também são listados como principais motivos para endividamento

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) mostrou dados que apontam o cartão de crédito como principal vilão dos consumidores brasileiros no que diz respeito a gerar dívidas. Rio de Janeiro e São Paulo, as duas maiores cidades do país, são apontadas no estudo.

Em 2021 essa porcentagem era ainda maior, alcançando 81%, mas a quantidade de pessoas que se consideram endividadas aumentou em 2022. O desemprego foi responsável por gerar dívidas para 44% da população e o cheque especial, 42%. Foram entrevistadas 500 pessoas entre 18 e 70 anos, com idade média de 44 anos.
Em comparação, os cariocas estão mais endividados que os paulistas. 26% dos moradores da cidade do Rio de Janeiro se consideram endividados enquanto, em São Paulo, 21%. Em relação ao ano passado, a porcentagem de paulistanos com dívidas aumentou 10%. A maioria dos endividados ganha entre 1 e 5 salários-mínimos.

No ranking das contas atrasadas, a de telefone (32%), luz (30%) e internet (29%) são as principais. 46% dos entrevistados do Rio de Janeiro já deixaram de pagar alguma conta esse ano. Em São Paulo, 40%.

Na Bahia, dados do Serasa apontaram 37% da população endividada. Os dados são das dívidas até janeiro deste ano e contabilizam mais de 4 milhões de baianos inadimplentes. Em Salvador, o total de dívidas já passa dos R$3 milhões e o total de inadimplentes é superior a um milhão.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário