86% dos internautas se dizem preocupados com "fake news", diz pesquisa
Levantamento mostrou que 51% dos entrevistados sempre checam o conteúdo

Foto: Reprodução
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) encomendada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontou que 86% dos internautas brasileiros se dizem preocupados com o conteúdo falso em mensagens de aplicativos.
O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (1º) e mostrou que 54% dos entrevistados se dizem "muito preocupados"; 32% "pouco preocupado"; 12% acham que as fake news não preocupam; e 2% não souberam responder.
Sobre a checagem do conteúdo, 51% dos entrevistados afirmaram que sempre checam; 39% disseram que checam às vezes; já 7% nunca checam.
Sobre a confiança em informações difundidas pelo WhatsApp, 67% dos participantes disseram que não confiam; 60% afirmaram que não confiam em informações de redes sociais; e 43% pontuaram que não confiam em informações divulgados em sites e blogs da internet.
A pesquisa foi realizada entre 17 e 22 de setembro e ouviu 3 mil pessoas, com mais de 16 anos e com acesso à internet em todas as regiões do país. A margem de erro máxima estimada é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95,5%.