9 em cada 10 brasileiros mudaram hábitos financeiros durante pandemia, diz Ibope
Educadores financeiros ressaltam a importância da prática no pós-pandemia

Foto: Reprodução
Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência mostrou que a pandemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, causou mudanças nos hábitos financeiros dos brasileiros. O levantamento foi encomendado pelo C6 Bank e mostra que 89% das pessoas das classes A,B e C, com aceso à internet, mudaram os hábitos desde o início da crise econômica.
Desse total, 51% afirmaram terem diminuído gastos, 27% passaram a guardar mais dinheiro devido as incertezas do futuro e 22% começaram a atrasar pagamento de boletos ou contas.
O estudo também revelou que a pandemia afetou a renda de 55%, dos quais 66% disseram ter sentido queda superior a 25% no salário.
Apesar do mau motivo, educadores financeiros consultados pelo E-Investidor frisaram a importância dos novos costumes permanecerem mesmo na pós-pandemia, pois vai garantir um futuro melhor aos cidadãos.
Eles ainda recomendam que as pessoas não deixem de pagar as contas com atrasado, pois não é uma boa conduta em tempos de diminuição de renda já que o valor pago no futura será maior devido aos juros.
A pesquisa ouviu 2 mil brasileiros das classes A,B e C com acesso à internet. A margem de erro é de dois pontos percentuais.


