A importância do penteado e corte de cabelo na imagem pessoal
As madeixas são tão importantes quanto roupas e acessórios para a construção de imagem pessoal

Foto: Divulgação
Mesmo que não seja a intenção, sempre passamos uma comunicação para o mundo, hora pela nossa postura e jeito de ser, hora por nossas roupas, maquiagem, acessórios e outros elementos não-verbais. Nem sempre é possível controlar o que o outro percebe de nós, pois isso depende de suas próprias referências e conceitos, porém alguns elementos causam comprovados impactos e percepções, mesmo que inconscientes.
Os cabelos não ficam de fora dessa equação, pois são parte importante da composição da nossa imagem, junto com os outros itens. Por isso, separamos algumas dicas especiais para identificar o melhor penteado e corte de cabelo de acordo com seu objetivo de imagem.
"Existem dois pontos importantes a serem levados em conta em qualquer look: linhas retas e rígidas comunicam seriedade, autoridade e formalidade, enquanto linhas curvas e suaves comunicam gentileza, simpatia e feminilidade", explica Marina Naves, consultora de imagem criadora do curso Armário Perfeito.
Com isso em mente, é possível entender que penteados com fios alinhados, bem divididos e presos contribuem para um look formal e sério, enquanto cabelos com ondas, soltos e mais movimento são perfeitos para composição de uma imagem mais simpática ou delicada.
O mesmo pode ser aplicado aos cortes de cabelo. Fios repicados e esvoaçantes podem comunicar uma imagem despojada, acessível e até romântica, enquanto cortes retos e angulares comunicam mais seriedade, autoridade e competência.
"O comprimento também comunica. Os mais curtos criam destaque focal e podem comunicar não só seriedade, mas muitas vezes ousadia, quebra de padrões e poder. Um cabelo mais longo ainda é associado ao romantismo e feminilidade mais acentuado, mas também pode trazer toques de sensualidade e poder", completa Marina.
Depois de um período em que cabelos repicados, volumosos, ondulados e esvoaçantes foram os queridinhos, com destaque para as variações mais ousadas do famoso short, midi e long bob, é a vez dos cabelos mais simples e de linhas retas brilharem.
"A moda é sempre um sinônimo do nosso tempo, parte da cultura ou da contracultura. Tudo que é icônico para uma geração ou mesmo para parte dela, acaba gerando um movimento quase oposto em resposta. Hoje vemos a ascensão de cabelos simples, retos, com divisão no meio e não são só os mais jovens que aderiram! É um reflexo da busca atual por mais naturalidade, simplicidade, menos ostentação e, por um lado, um olhar mais conservador e menos rebuscado para a vida e o mundo. É um reflexo dos novos tempo", explica Marina.
"Por outro lado, tantas linhas retas em um corte e penteado podem comunicar modernidade e firmeza, tudo depende dos restante da composição", pontua. "Se você precisa comunicar mensagens distintas de uma só vez, mescle os elementos do seu penteado a elementos opostos na roupa e nos acessórios e terá uma composição balanceada", complementa.
Um bom exemplo é o ambiente de trabalho. Você pode ser responsável por uma equipe e querer passar uma imagem de autoridade e acessibilidade, mas ao mesmo tempo querer assumir um papel de destaque junto a superiores e pares, querendo passar competência em sua comunicação.
A saída pode ser um look mais neutro, com alguns elementos formais e outros descontraídos, como um blazer e um tênis, misturados a um penteado bem alinhado e simples, comunicando modernidade e competência. Dessa forma, nessa combinação há um pouco de cada mensagem desejada. Repare os exemplos abaixo:
Os looks possuem elementos claros que assumem uma mensagem simpática, gentil e feminina. Porém, o cabelo bem alinhado, preso ou solto, contribui para trazer autoridade e seriedade, junto a itens como o blazer.
Quer saber mais sobre o trabalho da Marina Naves? Acesse seu site e instagram: www.marinanaves.com.br e @marinanaves