• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • A Irmandade da Boa Morte: conheça a história e acompanhe o calendário da festa

A Irmandade da Boa Morte: conheça a história e acompanhe o calendário da festa

Patrimônio Imaterial têm semana de celebrações

Às

A Irmandade da Boa Morte: conheça a história e acompanhe o calendário da festa

Foto: Arquivo UFRB

A história da confraria religiosa da Boa Morte se confunde com a importação de escravos da costa da África para o Recôncavo canavieiro da Bahia, em particular, para a cidade de Cachoeira, a segunda em importância econômica na Capitania da Bahia durante três séculos.

Constituída por mulheres negras, numa sociedade marcada por forte contraste racial e étnico, emprestou a esta manifestação afro-católica, notável fama. Não existe precisão literária referente a datas sobre o surgimento da irmandade em Cachoeira. No entanto, há indícios de que os primeiros sinais da manifestação datam de um intervalo entre 1810 a 1840.

Em Salvador, a partir de escravizadas trazidas da África, o grupo acaba sendo extinto na logo no inicio por conta das perseguições. Por isso, algumas irmãs foram para Cachoeira, em 1840. Elas se interessaram pela economia do recôncavo que estava boa. Assim, a Irmandade em Cachoeira foi criada.

As irmãs, cerca de trinta mulheres, hoje moram em uma casa denominada “estrela", de nº 41, na Rua Ana Nery. Era celebrada a figura de uma santa católica, mas sempre buscavam uma aproximação cultural com história similar a de um orixá. Mas, pra isso, elas saíam fazendo missas de igreja em igreja. Nem todos os padres eram generosos, alguns não abriam as portas para elas. Não as aceitavam como negras, nem a matriz religiosa que herdaram.

Além da trajetória social, que hoje é a principal atuação, elas organizavam os festejos para a santa. Sempre uma vez ao ano, durante uma semana do mês de agosto. A comunidade mantém a tradição e o legado da boa morte e glória vivos.

Acompanhe o calendário das festividades:

13 de agosto (terça-feira)
18h30 - Translado do corpo de Nossa Senhora da Boa Morte da Capela de Nossa Senhora D'ajuda em procissão pelas ruas da cidade.

14 de agosto (quarta-feira)
19h - Missa de corpo presente de Nossa Senhora na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte.
21h - Procissão do Enterro de Nossa Senhora da Boa Morte pelas principais ruas de Cachoeira.

15 de agosto (quinta-feira)
5h - Alvorada com fogos de artifícios
10h - Missa solene da assunção de Nossa Senhora da Igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário.
11h - Procissão festiva em homenagem à Nossa Senhora da Glória e posse da comissão organizadora do evento em 2017.
12h - Valsa e samba de roda no largo D'ajuda
13h - Almoço das irmãs, convidados e pessoas da comunidade na sede da irmandade.
16h - Samba de roda no largo D'ajuda

16 de agosto (sexta-feira)
18h - Prato conhecido como cozido (alimento feito com mistura de verduras e carnes, acompanhado de um pirão) será servido, seguido de samba de roda no Largo D'ajuda.
17 de agosto (sábado)
18h - Caruru seguido de samba de roda e encerramento da festa 2019.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário