Abandono no ensino médio atinge menor nível desde 2007 após Pé-de-Meia
Taxa caiu para 2,5% em 2025, menor índice da série histórica.

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
A taxa de abandono no ensino médio das escolas públicas caiu para 2,5% em 2025, o menor índice registrado desde o início da série histórica do Ministério da Educação (MEC), em 2007. Os dados do Censo Escolar, divulgados nesta sexta-feira (26), mostram uma redução de 34% em relação a 2023, ano anterior ao início do programa Pé-de-Meia.
Além da queda no abandono escolar, o levantamento aponta melhora nos indicadores de aprovação, reprovação e distorção idade-série tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental.
Durante a apresentação dos dados, o ministro da Educação, Leonardo Barchini, afirmou que os resultados refletem um conjunto de políticas públicas, como a ampliação do ensino em tempo integral, o aumento de investimentos em transporte e alimentação escolar e a implementação do Pé-de-Meia, programa de incentivo financeiro voltado à permanência dos estudantes na escola.
Apesar da melhora nos indicadores após o início dos pagamentos do benefício, o próprio MEC reconhece que ainda não é possível atribuir a redução do abandono exclusivamente ao programa, já que a tendência de queda já vinha sendo observada nos anos anteriores. A relação entre a política pública e os resultados dependerá de estudos específicos.
Criado em 2024, o Pé-de-Meia oferece bolsas mensais e incentivos financeiros para estudantes do ensino médio inscritos no Cadastro Único, com o objetivo de reduzir a evasão escolar. Atualmente, o programa tem custo anual estimado em cerca de R$ 12 bilhões e é uma das principais vitrines da política educacional do governo federal.


