Abiquim assina protocolo de cooperação com o Ministério do Meio Ambiente

Associação irá colaborar com colaborar Plano Nacional de Mitigação de Mudanças Climáticas

Por Da Redação
Às

Abiquim assina protocolo de cooperação com o Ministério do Meio Ambiente

Foto: Reprodução/Pixabay

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), assinou na última segunda-feira (5), em Brasília, um protocolo de intenções com o Ministério do Meio Ambiente para colaborar na elaboração do Plano Nacional de Mitigação de Mudanças Climáticas, por meio de suporte técnico setorial, produção de estudos, diagnósticos e outras atividades. 

O protocolo vem na sequência do decreto presidencial de 11.075, de 19 de maio de 2022, que estabelece os procedimentos para a elaboração dos Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas e institui o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Sistemas de precificação de emissões estão sendo implementados há anos em diferentes regiões do mundo, e a Abiquim entende que o Brasil deve assumir uma posição de destaque neste processo global, de forma a considerar e fazer prevalecer seus conhecidos e comparativos diferenciais competitivos. 

“A Abiquim já está comprometida com as discussões nacionais e internacionais sobre o tema, a exemplo de sua participação no Energy and Climate Change Leadership Group do International Council of Chemical Associations – ICCA, e esse protocolo de intenções com o MMA vem reforçar a posição protagonista da indústria química na mitigação às mudanças climáticas”, afirma André Passos Cordeiro, presidente-executivo interino da Abiquim. 

Em Brasília, André Passos apresentou ainda a agenda da indústria química brasileira para o desenvolvimento sustentável. Além disso, ele reafirmou o compromisso da Abiquim de avançar no diálogo com a pasta para manter a posição do setor como o mais sustentável do mundo. Ao final do encontro, ficou acordado com o ministro Joaquim Leite que a Abiquim enviará aos secretários de Qualidade Ambiental e do Departamento do Clima, sugestões de datas para novas reuniões no sentido de tratarem detalhadamente cada um dos temas levantados, além do definido no protocolo de intenções. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário