Ação contra ex-assessor de Bolsonaro deve continuar, determina TRF1

Filipe Garcia Martins Pereira é acusado por gesto racista

Por Da Redação
Ás

Ação contra ex-assessor de Bolsonaro deve continuar, determina TRF1

Foto: Arquivo pessoal Fonte: Agência Senado

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou, no último dia 31 de outubro, a continuidade da ação contra o ex-assessor de Jair Bolsonaro, Filipe Garcia Martins Pereira acusado de crime por racismo. A decisão atende recurso do Ministério Público Federal (MPF). 

O ex-assessor foi denunciado na primeira instância da Justiça Federal, por ter reproduzido gesto utilizado por grupos racistas durante sessão do Senado Federal realizada em março de 2021, quando acompanhava o então ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, uniu o polegar com o indicador e esticou os outros três dedos formando uma imitação das letras “W” e “P”, sigla do lema racista White Power (Poder Branco), utilizado por grupos supremacistas brancos nos Estados Unidos e em outros países. O gesto foi transmitido pela TV Senado. 

Na época, Martins alegou estar arrumando a lapela do terno, mas a perícia do Senado desmentiu a afirmação.

O MPF considerou que o gesto de Martins induzia à discriminação e ao preconceito de raça. A denúncia foi feita em junho de 2021, com base na lei de crimes raciais (Lei n° 7.716/89). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário