Acesso de caminhões a Portos da Bahia vai passar por ordenamento
Consulta pública será aberta para construção do Pátio de Triagem

Foto: Reprodução
Com o objetivo de ordenar o acesso diário de caminhões as áreas dos Portos de Salvador, Aratu-Candeias (região metropolitana) e Ilhéus (sul da Bahia), a Codeba vai lançar uma consulta pública para a obtenção de informações e contribuições das empresas interessadas na construção do Pátio de Triagem.
A intenção é disciplinar e regulamentar o credenciamento do Pátio e estacionamentos de caminhões podendo ser credenciados quaisquer operadores que atenderem às condições mínimas previstas no Regulamento.
Este ano, já foram movimentados 5,5 milhões de toneladas de cargas nestes três portos. No ano passado, o número foi de 11,4 milhões de toneladas, o que gerou R$ 140 milhões em receitas operacionais. Com isso, no Porto de Ilhéus, a movimentação média diária é de 23 caminhões. No Porto de Salvador, 800 caminhões, e no Porto de Aratu-Candeias, 334.
Segundo o diretor de Gestão Comercial e Desenvolvimento da Codeba, Fábio Luiz Lima de Freitas, o ordenamento vai reduzir o conflito entre o Porto e a cidade, reduzindo os congestionamentos, além de proporcionar ao motorista um local adequado para que ele possa descansar até que o horário da sua operação ocorra. "São os Portos da Bahia se modernizando para o conceito de just in time nas suas operações”, afirmou.
O Aviso de Consulta Pública será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e, após isso, poderá ser acessado por meio do site da Codeba , pelo período de 30 (trinta) dias.