Acidente com petroleiro causaria danos de US$ 20 bilhões, diz ONU
Autoridades retiram mais 1 milhão de barris de petróleo do FSO Safer

Foto: Divulgação/UNDP
A Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou na terça-feira (25) a remoção de mais de 1 milhão de barris de petróleo do FSO Safer, um navio-tanque que estava ancorado na costa do Mar Vermelho do Iêmen. As operações foram suspensas em 2015 devido à guerra no país. A iniciativa visa evitar um possível derramamento e desastre ambiental, que poderia causar danos de mais de US$ 20 bilhões ao ecossistema.
O administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Achim Steiner, e o coordenador humanitário no Iêmen, David Gressly, alertaram para o início de um longo processo. Steiner descreveu a operação como "altamente complexa" e repleta de desafios, mas destacou que a retirada dos primeiros galões já trouxe alívio às equipes envolvidas.
Segundo ele, essa etapa é apenas o começo do esvaziamento e limpeza dos tanques. Somente após essa etapa, o navio será rebocado e terá um fim "ecológico e socialmente responsável". Durante uma coletiva, David Gressly estimou que o processo de retirada dos 1,1 milhão de barris leve cerca de 19 dias.