"Açougueiro", diz Joe Biden sobre Vladimir Putin
Na Polônia, presidente norte-americano visitou centro de atendimento a refugiados

Foto: Reprodução/Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou o líder russo, Vladimir Putin, de “açougueiro”, neste sábado (26), após se reunir com refugiados ucranianos na Polônia.
A frase foi dita após Biden ser questionado sobre as ações de Putin contra a Ucrânia. “Ele é um açougueiro. É isso o que ele é”, declarou o presidente norte-americano a jornalistas, depois do encontro com refugiados e com o presidente da Polônia, Andrzej Duda. O encontro com refugiados ocorreu no Estádio Nacional de Varsóvia, onde há uma central de cadastramento de ucranianos no país.
Segundo informações da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), 3,7 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia desde o início da guerra. Do total, 2,2 milhões estão na Polônia.
Em discurso na manhã deste sábado, o presidente dos EUA elogiou as ações da Polônia para auxiliar os refugiados ucranianos.
“A Polônia tem tomado para si uma tremenda responsabilidade. O fato de que vocês têm recebido tantos cidadãos ucranianos, compreendemos isso. Sabemos que milhares de pessoas têm atravessado a fronteira. Devemos fazer a nossa parte para o povo ucraniano, abrindo nossas fronteiras para mais de 100 mil pessoas”, afirmou.
Nessa sexta-feira (25), Biden anunciou que os Estados Unidos receberão 100 mil refugiados ucranianos e oferecerão US$ 1 bilhão (cerca de R$ 4,8 bilhões) em ajuda humanitária ao país.