"Adiar eleição é um risco institucional muito grande", diz Rodrigo Maia

Segundo ele, o importante é focar nas medidas do coronavírus

[

FOTO: José Cruz/ Agência Brasil

O deputado federal e presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta sexta-feira (27) que prorrogar as eleições municipais previstas para acontecer em outubro não é uma questão simples em virtude da crise provocada pelo novo coronavírus. Segundo Maia, haveria um "risco institucional muito grande".

“Quem assumiria nas prefeituras seriam juízes, não os prefeitos", destacou. Maia disse também que a população "vota por quatro anos e não por seis anos". "Isso precisa ser respeitado, no meu ponto de vista", afirmou.

Ainda de acordo com Maia, o importante é focar nas medidas atuais de combate ao novo coronavírus e planejar o período pós-crise. "Vamos cuidar dos dois (próximos) meses, vamos garantir previsibilidade, vamos montar um planejamento para depois desse momento mais agudo para que a gente consiga colocar dinheiro para o setor produtivo voltar a produzir", defendeu.

Segundo Maia, uma vez que ocorra a injeção de dinheiro público e a liberação da população aos poucos do estado de isolamento, vai ser possível retomar a economia e a partir daí pensar nas eleições. "Acho que a gente passa a ter as condições (depois da retomada) de em um prazo de 30, 40 dias realizar as eleições", acrescentou.


Comentários