Aeroporto Santos Dumont será leiloado junto ao Galeão em 2023, afirma ministro
Licitação foi adiada para o segundo semestre do próximo ano, avisa Tarcísio de Freitas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou nesta quinta-feira (10) que o aeroporto Santos Dumont será leiloado junto ao Galeão, também no Rio de Janeiro, no segundo semestre de 2023. Com a decisão, a licitação prevista para o primeiro foi adiada.
A Changi, que controla a concessionaria que administra o Aeroporto Internacional do Galeão, protocolou na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) um pedido para deixar o negócio. As informações são do O Globo.
O ministro aponta que o leilão está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2023 durante a 8ª Rodada de Licitações de aeroportos. A 7ª Rodada agora inclui apenas o Aeroporto de Congonhas e será realizada neste ano.
O modelo do leilão do Santos Dumont está sendo revisto pelo Ministério da Infraestrutura em um grupo de trabalho junto à integrantes do governo do estado do Rio e da prefeitura da capital fluminense.
Autoridades do Rio se queixam de que a permissão de expansão do aeroporto pode acabar prejudicando o Galeão, na Zona Norte da cidade, devido à redução na movimentação de passageiros.
"Já não faz mais sentido caminhar com Santos Dumond de forma isolada na 7ª rodada. Nós vamos estudar os dois aeroportos juntos. Nós vamos avaliar a concessão de Galeão e Santos Dumont em conjunto. Isso é uma resposta à preocupação do setor produtivo e do governo do Rio de Janeiro Vamos considerar o terminal Rio andando em conjunto", afirmou o ministro.
Anteriormente, a Anac negou um pedido de reequilíbrio financeiro do aeroporto, o que motivou a decisão da empresa de Cingapura de sair do Brasil.