Agência americana diz que reforço da Pfizer pode não ser necessário

Comissão da FDA analisa a aplicação de terceira dose

[Agência americana diz que reforço da Pfizer pode não ser necessário]

Técnicos da Administração de Medicamentos e Alimentos (FDA, na sigla em inglês), órgão dos Estados Unidos, afirmaram na quarta-feira (15) que pode não ser necessário aplicar a terceira dose em todos os indivíduos com a Pfizer, contra a Covid-19.

Segundo a agência, uma terceira dose em quem já recebeu duas injeções do mesmo imunizante anterior atendeu às condições pré-específicas que o regulador estabeleceu. Porém, não há conclusões sobre a necessidade da dose reforço para os que receberam Pfizer. 

"Alguns estudos observacionais sugeriram um declínio da eficácia da Comirnaty [nome comercial da vacina] ao longo do tempo contra a infecção sintomática ou contra a variante Delta, enquanto outros não. No entanto, em geral, os dados indicam que as vacinas covid-19 atualmente licenciadas ou autorizadas pelos EUA ainda oferecem proteção contra covid-19 grave e morte nos Estados Unidos", disseram membros da FDA em nota.

Nesta sexta-feira (17), o comitê externo vai analisar e votar sobre a recomendação ou não de uma terceira dose, e definir quais grupos poderão receber. 

De acordo com a Pfizer, em um ensaio clínico, a dose reforço gerou uma resposta imunológica melhor do que a segunda. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!