Agência dos EUA aprova uso emergencial da vacina da Pfizer

Imunizante ainda precisará de outras autorizações americanas até a vacinação

Por Da Redação
Ás

Agência dos EUA aprova uso emergencial da vacina da Pfizer

Foto: Reprodução/ Bigstock

A agência reguladora de medicamentos americana FDA autorizou na sexta-feira (11), o uso emergencial da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. Com isso, os Estados Unidos se tornam o 5º país a autorizar o uso deste imunizante. Com a medida, milhões de pessoas altamente vulneráveis ao vírus começarão a receber a vacina. 

O anúncio segue a recomendação de um órgão consultivo que recomendou a vacina para uso emergencial em maiores de 16 anos. Para começar a vacinação, outra agência federal americana, o CDC, deve dar o parecer final.  O imunizante da Pfizer já foi aprovado pelo Reino Unido, Canadá, Bahrein e México. A agência reguladora britânica foi a primeira a aprovar o uso da vacina, ainda na semana passada. O Reino Unido iniciou sua campanha de vacinação na última  terça-feira (8).

Na manhã da sexta-feira (11), o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, afirmou ao chefe da FDA, Stephen Hahn, que ele deveria procurar emprego caso não concedesse uma aprovação para o uso emergencial do imunizante até o final do dia, segundo um alto funcionário do governo que falou sob condição de anonimato. Hahn, então, ordenou que os funcionários responsáveis pela regulação de vacinas da agência dessem o aval ao pedido do governo.

A vacina aprovada tem um acordo com o governo dos EUA para fornecer 100 milhões de doses da vacina até março de 2021. A decisão da FDA é uma vitória da Pfizer e de sua parceira alemã BioNTech, que começaram a trabalhar na vacina há 11 meses. Normalmente o desenvolvimento de um imunizante demora anos. No Brasil, o Ministério da Saúde assinou, na última quarta-feira (10), um memorando de entendimento com a Pfizer para aquisição de 70 milhões de doses.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário