Agência Espacial Brasileira assina carta de intenção para ingressar no Artemis
O Brasil é o décimo país a entrar para o acordo de colaboração

Foto: Reprodução
Agência Espacial Brasileira assinou uma carta para colaborar com o Programa Artemis, que pretende levar a primeira mulher à Lua e avançar nas pesquisas para colonização de Marte. O Brasil é o décimo país a entrar para o acordo de colaboração.
A ideia é desenvolvida pela NASA em parceira com diversas agências espaciais. A expectativa é que se invista R$106 milhões na implementação. O homem foi a Lua há quase 52 anos, em julho de 1969, quando a Apollo 11 pousou no satélite e o astronauta Neil Armstrong deu os primeiros passos da humanidade em solo lunar.
No total, são previstos 19 projetos para compor o Programa Espacial Brasileiro. O presidente da agência, Carlos Moura ratifica a necessidade do desenvolvimento de pequenos equipamentos robóticos.
“Se formos pensar estritamente dentro do âmbito fiscal, a gente não poderia se lançar em novos projetos (...) A gente espera que os congressistas se sensibilizem por essa oportunidade tão promissora e disponibilizem uma pequena quantia. O País, pela economia, pelo tamanho da população, precisa ter capacidade de produção tecnológica própria”, completa.