Agência Europeia de Medicamentos (EMA) diz que vacina será possível em cerca de um ano
A EMA também está analisando 115 diferentes tratamentos para o coronavírus

Foto: Reprodução
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou nesta quinta-feira (14) que uma vacina contra o novo coronavírus deve ser aprovada em cerca de um ano em um cenário otimista.
A União Europeia teme que não tenha suprimentos suficientes, especialmente se a vacina for desenvolvida nos Estados Unidos ou na China.
Em comunicado a 33 desenvolvedores, a EMA disse que está fazendo o possível para acelerar o processo de aprovação, afirmou Marco Cavaleri, chefe de vacinas. Ele está cético em relação às alegações de que qualquer uma poderia estar pronta em setembro.
"Para vacinas, já que o desenvolvimento deve começar do zero, podemos parecer otimistas daqui a um ano, a partir de 2021", disse ele a jornalistas.
Marco Cavaleri descartou a possibilidade de pular a terceira fase de um teste de vacina, que segundo ele, seria necessário para garantir que uma vacina fosse segura e eficaz.
A EMA também está analisando 115 diferentes tratamentos para o coronavírus, que matou quase 300 mil em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde.
Os Estados Unidos e a China têm receio de apoiar uma campanha de financiamento global promovida pela UE, que levantou US $ 8 bilhões para pesquisar, fabricar e distribuir uma possível vacina e tratamentos para o Covid-19 este mês.