Agente de endemias morre com Covid-19 em Salvador
Sindicato diz que é o 1º óbito registrado na categoria

Foto: Reprodução / TV Bahia
O agente de endemias de Salvador, Jacome Eduardo Brito, 55 anos, morreu nesta terça-feira (26), após ser infectado pelo coronavírus. Ele estava internado desde o dia 15 de maio no Hospital Teresa de Lisieux, unidade de saúde particular da capital baiana.
De acordo com o Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias da Bahia (Sindacs), que representa a categoria, a morte de Jacome é a primeira entre os agentes, em Salvador, por causa do coronavírus. Ele era asmático.
O sindicato informou ainda que Jacome trabalhava desde 2008 como agente de endemias no distrito sanitário Itapagipe. Ele era casado, e a mulher dele está grávida.
O coordenador do Sindacs, Aldenilson Rangel, afirma que em Salvador trabalham cerca de 1,3 mil agentes e que 10 já foram diagnosticados com a Covid-19.
O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates usou as redes sociais para lamentar a morte do agente, destacou a importância dele no combate ao aedes aegypti e se solidarizou com a família.
Na Bahia, até a manhã desta quarta-feira (27), o número de casos de coronavírus passava de 14,5 mil, com mais de 490 mortes.


