AGU consegue remover postagem com discurso de ódio contra judeus e muçulmanos
Publicação foi derrubada da plataforma X (antigo Twitter)

Foto: Divulgação
A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu a remoção de uma publicação com discurso de ódio e intolerância religiosa contra judeus e muçulmanos na rede social X, antigo Twitter.
O conteúdo foi retirado do ar após notificação extrajudicial encaminhada pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD). A plataforma cumpriu a solicitação dentro do prazo de 72 horas.
Na postagem denunciada, o usuário escreveu: “temos de cortar o mal pela raiz seja judeu ou muçulmano” ao compartilhar uma notícia sobre injúria racial contra uma pessoa muçulmana em Barueri, em São Paulo.
A AGU tomou conhecimento do caso por meio do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que recebe denúncias de comportamento ou discurso de ódio, inclusive fora do período eleitoral.
No documento enviado à plataforma, a PNDD apontou que o comentário pode se enquadrar como crime de racismo e incitação ao crime. Também destacou que o conteúdo viola as próprias regras do X.


